Coppola estudou cinema na UCLA, a mesma Universidade dos diretores George Lucas e Steven Spielberg.
Vencedor do Oscar cinco vezes e conhecido mundialmente pela trilogia "O Poderoso Chefão"(The Godfather), o seu nome foi indicado como roteirista e diretor de The Godfather em 1972 e The Godfather: Part II em 1974, tendo ambos ganho Óscares de “melhor filme” (a primeira seqüência a conseguir este feito).
Após o sucesso dos dois Godfather, Coppola dedicou-se a um projeto ambicioso, "Apocalypse Now", baseado em Heart of Darkness de Joseph Conrad, o que lhe rendeu uma indicação ao Óscar de melhor filme.
É pai de Sofia Coppola, também cineasta, e tio de Nicolas Cage, ator.
Hoje, o cineasta diz que quer fazer filmes como aos 18 anos e está na Argentina dirigindo "Tetro", o segundo longa de sua nova carreira, segundo ele. Com seu “Youth without youth”, lançado em 2007, o cineasta voltou à direção depois de um hiato de muitos anos. "Tetro"custará menos de 15 milhões e será financiado por o Coppola. “Não estou tentando ganhar muito dinheiro no mercado cinematográfico. Eu quero que as pessoas possam ver o filme e dizer: ‘Deus, isso foi lindo!’.”
Vincent Gallo é o protagonista do filme, e contracena com a atriz espanhola Maribel Verdu, com Javier Bardem e com o novato Alden Ehrenreich, de apenas 18 anos. O filme falará da trajetória de uma família de imigrantes italianos e os problemas enfrentados por eles no ramo artístico.
A estadia de Coppola em Buenos Aires não tem sido só de maravilhas. Seu estúdio foi invadido em setembro do ano passado por ladrões que levaram computadores e, conseqüentemente, informações que estavam neles. Mas, ao contrário do que foi divulgado, o roteiro de “Tetro” não estava entre os documentos perdidos.
Que venham mais filmes tipo: ‘Deus, isso foi lindo!’.
11.3.08
Francis Ford Coppola
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário